Fashion Revolution 2025: O Brasil na Vanguarda da Moda Ativista
A Semana Fashion Revolution 2025 começou! De 22 a 27 de abril, o Brasil se une à maior campanha de moda ativista do mundo para repensar o futuro da moda com foco em justiça social, regeneração ambiental e valorização dos saberes locais.
Pense Global, Aja Local: Quem é o Brasil na Revolução da Moda?
Com o tema “Pense Global, Aja Local”, a campanha deste ano propõe um mapeamento colaborativo dos principais desafios e soluções da moda no país. O objetivo é promover um olhar aprofundado sobre territórios e saberes locais, emergência climática e direitos dos trabalhadores na cadeia produtiva.
📍 Mais de 700 ações em todo o país
A programação gratuita inclui debates, workshops, painéis, exibições e intervenções culturais organizadas por mais de 100 representantes locais e 170 embaixadores educacionais do Instituto. Entre os destaques, estão:
- Parceria com o Itaú Cultural Play e Laura Artigas, trazendo uma seleção de documentários sobre moda disponíveis na plataforma.
- Aula sobre direitos trabalhistas para costureiras de todo o país, promovida pelo Coletivo Mulheres do Polo.
- Dia das Manualidades na Rua, no dia 26 de abril, incentivando o reparo e atividades manuais em diversas cidades.
🌱 O Brasil como potência têxtil e agente de transformação
O Brasil é o maior produtor de algodão do mundo e possui uma das cadeias têxteis mais completas do Ocidente. No entanto, enfrenta desafios significativos em relação à transparência e sustentabilidade. Apenas 10% das marcas assumem compromisso efetivo com o fim do desmatamento, e 8% implementam práticas regenerativas.
Participe da revolução
A Semana Fashion Revolution é um convite para que todos — consumidores, marcas, designers, educadores e trabalhadores — se envolvam na construção de uma moda mais justa, transparente e regenerativa. A programação completa está disponível no site oficial: .
Junte-se ao movimento
Use as hashtags oficiais para compartilhar suas ações e reflexões:
- #FashionRevolutionWeek2025
- #PenseGlobalAjaLocal
- #QuemFezMinhasRoupas
- #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas
- #ACorDeQuemFezMinhasRoupas
Vamos juntos transformar a moda brasileira em referência global de responsabilidade e inovação!
Mais sobre:
Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil, destaca: “O engajamento comunitário é peça-chave para a transformação da moda. O Brasil é um gigante têxtil e, ao mapearmos, em conjunto, os problemas e soluções locais, temos um imenso potencial para gerar impactos positivos no setor, fazendo da moda brasileira uma inspiração para a cadeia têxtil global.”
Desde sua chegada ao Brasil em 2014, o Fashion Revolution tem promovido uma moda que conserve e regenere o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro. A campanha reforça a importância do engajamento coletivo para promover uma moda regenerativa, que respeite o meio ambiente, os saberes ancestrais e os direitos humanos.